Hidrolight – A vida em movimento. | NOVEMBRO AZUL: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
  • +55 48 3254 7700
  • sac@hidrolight.com.br
Saúde

NOVEMBRO AZUL: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Postado por: em

 

 

Em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, foi criado o Movember, movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

A origem do nome se dá porque os australianos começaram a deixar o bigode (“mustache”, em inglês) crescer como forma de despertar a curiosidade das pessoas. A intenção era chamar atenção para as doenças masculinas e para o cultivo da saúde do homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O bigode se tornou símbolo da campanha de novembro (“november”, em inglês) em todo o mundo.

 

No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou em 2008 a campanha “Um Toque, Um Drible”, tinham o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico.

 

Mas foi em 2012, inspirado pelo Movember, que o Instituto promoveu um mês inteiro mobilizado na conscientização da saúde do homem: o Novembro Azul, cujo objetivo era de quebrar o preconceito masculino quanto a realizar o exame de toque.

 

(Imagem: Reprodução/Lado a Lado pela Vida)

 

 

A proporção da campanha se expandiu por todo País, onde, além dos incentivos, palestras e ações, vários pontos turísticos, como prédios, monumentos, autódromos e estádios receberam iluminações características do movimento azul. Tudo para se lembrar da importância da realização de exames preventivos, até porque essa doença não é brincadeira: em média, a cada seis homens, um deles é alvo do câncer de próstata. Além de ser o segundo câncer mais letal entre os homens.

 

Segundo o site oficial da campanha, o Novembro Azul rendeu 463 ações em 2015 e impactou 87 milhões de brasileiros. Nas ruas, foram 6,7 milhões de folhetos distribuídos. Além de mais de 2 mil ações em empresas durante a campanha.

 

Atualmente, o Novembro Azul é referência na missão de orientar os homens a cuidar melhor da saúde e também é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil.

 

 

O QUE É O EXAME DE TOQUE?

O exame de toque – ou exame retal – é realizado por um urologista para avaliar as condições internas do reto, o que é fundamental para o diagnóstico de diversas doenças, incluindo o câncer de próstata.

 

COMO FUNCIONA?

Utilizando luvas, o médico lubrifica o dedo indicador que será introduzido no reto – para facilitar a protrusão da mucosa anal, o médico pode solicitar que o paciente faça força similar à de defecar. Ao inserir o dedo no ânus do paciente, o profissional apalpa a próstata (glândula localizada abaixo da bexiga) para verificar seu tamanho e presença de nódulos palpáveis.

 

O EXAME DE SANGUE SUBSTITUI O EXAME DE TOQUE?

Não! O exame de sangue é uma forma complementar da detecção de problemas ligados à próstata, portanto, não é o suficiente para avaliar sem o exame de toque.

 

TODO HOMEM DEVE FAZER?

Não! Até 2008 as campanhas governamentais incentivavam o exame de toque retal para todos os homens acima de 45 anos, mas o Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde (INCA) já não recomenda que seja um exame de rotina, desde que não apresente sintomas ou tenha histórico familiar da doença. Já aos que se enquadram, a periodicidade pode variar entre uma vez a cada dois anos ou exames anuais, dependendo do estado de saúde do paciente.

 

DÓI?

Não! E para causar ainda menos desconforto, é importante que o paciente esteja bem relaxado, podendo ser realizado tanto deitado quanto em pé. Além disso, dois minutos são suficientes para a realização do exame e seu resultado é informado na mesma hora.

 

 

E como abordado pelo Movember Foundation neste ano, nós só temos um propósito e um desejo: que os homens parem de morrer tão jovens.

 

(Imagem: Reprodução/Instagram)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados