Arroz integral faz emagrecer?

Atualizado em

O arroz nada mais é do que um cereal de origem asiática, bastante popular em todo o mundo. Entretanto, por conta das variedades do seu grão, o seu consumo em forma integral tem conquistado mais espaço no universo da culinária e, consequentemente, um público cada vez maior, preocupado minuciosamente com sua saúde. Por isso, nos dias de hoje essa é uma questão frequentemente levantada por pacientes de nutricionistas.

Visando a sua saúde, uma possível sugestão é reduzir a quantidade de arroz branco e incluir o integral gradativamente. Porém, você não precisa do arroz integral para emagrecer. Claro que ele oferece mais nutrientes e por isso é mais saudável do que o arroz branco tradicional: além de possuir fibras, vitaminas e minerais, seu índice glicêmico é mais baixo, o que faz com que tenha uma absorção mais lenta e seja melhor para seu organismo, mas não significa que sua ingestão seja necessária para a perda de peso.

 

 

Se você não gosta de arroz integral e quer emagrecer, você pode consumir o arroz branco tranquilamente, desde que controlada a quantidade ingerida. É importante também contar com uma fonte de proteínas, como carne, frango, peixe ou ovos, além de leguminosas, como feijão, lentilha e grão de bico. Juntos, todos esses alimentos irão controlar o índice glicêmico do arroz e, no final das contas, não fará tanta diferença assim se você ingeriu arroz branco ou integral.

 

Lembre-se: o emagrecimento vem de um conjunto de fatores, a alimentação é um deles. Mas, é fundamental cuidar de outras questões, como praticar alguma atividade física, beber água regularmente na quantidade correta, ter boas noites de sono e controlar seu nível de estresse.

 

Atento a esses cuidados, é possível emagrecer sem o uso do arroz integral, como também alcançar seus demais objetivos com qualidade de vida. Mas, é preciso determinação, “pensar magro”, ouvir seu corpo, focar no que te motiva e fazer escolhas saudáveis. Então…

 

 

Colaborou para o texto

Daniela Vieira | Nutricionista | CRN 3332